PES do Agrupamento Escolas Básicas Forte da Casa


Agora que estamos a “fechar a loja” PIPT – Projeto Prevenir@Xira … by António Quaresma

… vamos fazendo umas coisinhas giras para animar (alguma) a malta! Bem, na verdade são cerca de 6 anos a “articular” (uma palavra que as parceiras deste projeto gostam muito de usar) … Muito jovem e adolescente ouvido, acarinhado, e por vezes … também abraçado …  

Se fez a diferença!? Conheço alguns (para não dizer muitos) a quem fez … o produto! Ainda agora acabámos as reuniões de avaliação e em cada um dos miúdos “tocados” por esta oportunidade conseguimos ver mais qualquer coisa … Como Professor, DT e Pessoa só posso registar, com muita tristeza, que na Educação em Portugal (sim, Prevenção é Educação) se continua a valorizar as coisas mais espatafurdias (agora diz-se “fundamentais” ou “nuclear” ou “acabar com a dispersão” !!??) em vez de ajudar quem realmente precisa, porque nunca teve (nem nunca vai ter) a minima hipótese … e o ciclo vai mesmo continuar aqui pelo Forte da Casa

Mas nem tudo foram Rosas … 6 anos a aturar um vocabulário muito específico, uns relatórios muito estranhos, umas propostas de atividades muito rebuscadas … foi preciso muita paciência para gerir estas coisas muito peculiares … e quando os Professores que articulam com as Psicólogas deixam finalmente de ser tão “Professores” e as Psicólogas deixam de ser tão “Psicólogas”, e a coisa começa a rolar … pimba, afinal o vosso trabalho espetacular, indispensavel e “super” importante … vai ser suspenso!

…Pois!… Também o que são 6 anos (para além dos inúmeros cabelos brancos)!? Exato! Vamos mas é …

… animar a malta!! … vamos ao AntiBurnout 2

Caras Colegas do Projeto Prevenir@xira e restantes parceiros

Conforme combinado na 1º atividade anti-burnout realizada no passado dia 15 de Abril (quem não sabe do que estou a falar é porque se “baldou”), a Escola Básica de Padre José Rota vem por este meio convidar-vos e aos restantes parceiros, a participar numa caminhada a realizar na SubSerra no próximo dia 24 de Junho.

 

Não é uma atividade profissional, como tal não haverá nem seguros, nem toalhas, nem outro tipo de miminhos! Arranja-se uma garrafa de água e empresta-se um Pedómetro xpto (é dos bons) para ajudar a analisar a performance de cada um (número de passos, energia utilizada, distância percorrida, …)

 

São objetivos desta  caminhada de cerca de 7km (em terra batida e/ou em cascalho), sobreviver à subida, tirar muitas fotografias de uma paisagem privilegiada do nosso concelho (a 360 graus), sobreviver à descida e (se as dores musculares permitirem) almoçar na paz da Quinta da Sub-Serra.

 

É uma caminhada de nível médio de dificuldade (ou seja, qualquer pessoa consegue desde que leve uma garrafa de oxigenio – brincadeira de Prof de EF) em que é aconselhado utilizar calçado confortavel para andar (meias de algodão é também uma excelente ideia), chapéu, protetor solar, máquina fotográfica e muita vontade de respirar ar realmente puro, desfrutando de uma paisagem impar!

 

Concentração às 10h00 no parque de estacionamento da quinta, com hora prevista de retorno (chegada) às 12h30.

 

Para terem ideia do amadorismo profissional desta organização anexo a carta topografica da zona (o passeio é entre as linhas vermelhas … é só para assustar eheheh).

 

Contamos com todos vós que têm ajudado a dinamizar esta ideia de cooperação interdisciplinar para ajudar os miudos. 

 

Só faz sentido se aparecerem!

Confirmem para o PIPT (elas têm mais tempo do que eu) … até porque convém saber quantos é que vão subir … com sorte conseguirão todos descer!!

António Quaresma


1 Comentário so far
Deixe um comentário

Sr.º Professor…a caminhada de nível “médio” foi muito gira!! agradece-se o facto de ter agarrado a nossa “sugestão” e de nos ter presenteado com este dia fantástico, na companhia de pessoas extraordinárias, com as quais tem sido um verdadeiro prazer trabalhar!!
A nossa caminhada de 11 anos de PIPT e de 4 anos de Prevenir@xira, está a chegar ao fim…é uma verdade, dolorosa sim, mas real!! Caminho sinuoso, com muitos altos, muito baixos mas percorrido com muito apoio, com muita partilha… com muito Amor à camisola… mas essencialmente muito Amor pelos nossos miúdos!!
Por eles e para eles nos despedimos não com um Adeus, mas com um Até Já!!!
Boas Férias para todos!!!!:)

P.S.:Acredito que ainda vão sentir saudades dos nossos relatórios e das actividades rebuscadas…ahahahahah😉

Comentar por Ana Borralho




Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers like this: