PES do Agrupamento Escolas Básicas Forte da Casa


Porque a Saúde é muito mais do que a ausência da Doença … by António Quaresma
Março 21, 2012, 04:30
Filed under: Cidadania

Deixo este excerto de um texto que pode (DEVE) ser seguido aquiAventar. “Está muita coisa lá” … nestes tempos de crise, está lá tudo e não é apenas por dizer respeito à minha Identificação Profissional. Somos todos (deveremos ser) muito mais do aquilo que fazemos Profissionalmente, e como tal, devemos ter a capacidade de refletir sobre o caminho que cada um está a seguir, neste mundo Global  … será que estamos sózinhos rodeados de gente!?

“(…)

Estupidamente tudo acabou!

E a filha, Sara, revolveu escrever um apelo aos Professores:

Carta a professores, alunos, pais, governantes, cidadãos e quaisquer outros que possam sentir-se tocados e identificados.

As reformas na educação estão na boca do mundo há mais anos do que os que conseguimos recordar, chegando ao ponto de nem sabermos como começaram nem de onde vieram. Confessando, sou apenas uma das que passou das aulas de uma hora para as aulas de noventa minutos e achei aquilo um disparate total. Tirava-nos intervalos, tirava-nos momentos de caçadinhas e de saltar à corda e obrigava-nos a estar mais tempo sentados a ouvir sobre reis, rios, palavras estrangeiras e números primos.

Depois veio o secundário e deixámos de ter “folgas” porque passou a haver professores que tinham que substituir os que faltavam e nós ficávamos tristes. Não era porque não queríamos aprender, era porque as “aulas de substituição” nos cansavam mais do que as outras. Os professores não nos conheciam, abusávamos deles e era como voltar ao zero.

Eu era pequenina. E nunca me passou pela cabeça pensar no lado dos professores.Até ao dia 1 de Março.

(…)”

António Quaresma


2 comentários so far
Deixe um comentário

Embora triste, a carta da Sara faz-nos pensar…
Embora não seja professora, partilho diariamente os dissabores e as exigências da profissão, mas também a sua beleza e encanto. Tenho tido o privilégio de conhecer excelentes profissionais, não só como aluna, que num passado não assim tão remoto, fui, mas também e mais recentemente, como colega, com os quais muito tenho aprendido,ensinado,resmungado(por vezes), ouvido, falado…
o que se resumidamente se traduz numa grande partilha e num sentimento mútuo de suporte, que me tem permitido continuar a funcionar e a acreditar que é possivel… e que a união faz a força!!!
Obrigada a todos os professores que fizeram parte do meu processo formativo, enquanto pessoa e profissional e a todos os excelentes colegas que hoje me orgulho de conhecer e de ter todos os dias a meu lado!!:)

de ser cada bvez mais

Comentar por Ana Borralho

A carta da Sara tem muitos méritos, principalmente porque está escrita de uma forma muito positiva! Muitas pessoas (não apenas professores) tocaram (certamente) aquela jovem. A mensagem traz muita empatia e emoção … enquanto assim for, o sacrificio continuará a ser menor do que o beneficio … e continuara a valer a pena ser Professor!

Comentar por António Quaresma




Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers like this: