PES do Agrupamento Escolas Básicas Forte da Casa


Mês do Dia dos Namorados … sugestão by António Quaresma
Janeiro 29, 2010, 13:53
Filed under: Actividade Física e Exercício, Parcerias

Já cumpriu alguma das suas resoluções de  Ano Novo? Talvez isto ajude …

Posted by António Quaresma



Campanha Doce Desportivo by António Quaresma
Janeiro 28, 2010, 15:22
Filed under: Alimentação e Actividade Física

Quem é que não conhece a Vila Moleza e os seus heróis!? Pois é, eles investem muitas das suas energias na batalha contra a obesidade infantil.

Está a decorrer uma campanha nacional, constituída por vários desafios abertos a todas as escolas, públicas ou privadas, do primeiro ciclo e jardins de infância. A mecânica de participação é muito simples: durante o mês da competição, os professores expõem um calendário, na sala de aula, onde serão contabilizados todos os lanches saudáveis trazidos pelos alunos. Para além disso existe ainda um desafio criativo por mês. O desafio criativo do mês de Fevereiro é  enviar uma fotografia de toda a turma com máscaras alusivas aos personagens da Vila Moleza, feitas pelos próprios alunos.

Podes encontrar uma descrição mais pormenorizada aqui

Já agora. Sabes o que é um doce desportivo? …

Deixo-te alguns exemplos:

Fruta;

– Iogurte;

– Sumo natural;

– Pacote de leite…

Fala com o teu professor!

Posted by António Quaresma



Avaliação da Aptidão Aeróbia by António Quaresma
Janeiro 25, 2010, 19:03
Filed under: Actividade Física e Exercício, Fitnessgram

Na bateria de testes do Fitnessgram, é recomendada a utilização do teste do vaivém para a avaliação da aptidão aeróbia. É um teste de patamares de esforço progressivo. O objectivo do teste é percorrer a máxima distância possível numa direcção e na oposta, numa distância de 20 metros, com uma velocidade crescente em períodos consecutivos de um minuto. A cadência é marcada por um CD, que contém instruções iniciais e uma contagem decrescente de 5 segundos. O CD contém 21 níveis de esforço (um nível por minuto durante 21 minutos) e permite percorrer a distância em 9 segundos durante o primeiro minuto. O tempo de cada percurso diminui sensivelmente meio segundo em cada nível.

Quando o aluno não consegue atingir a linha em simultâneo com o sinal sonoro, deve inverter o sentido da sua corrida, ainda que não tenha atingido a linha. Deverá permitir-se que o aluno tente acompanhar o ritmo da corrida até que falhe dois sinais sonoros (não necessariamente consecutivos). Só então deverá parar. Os alunos que terminaram o teste continuam a andar e passam à área de retorno à calma. É registado o número de percursos efectuados.
Para verificar em que ponto se encontra na Zona Saudável de Aptidão Física (ZSAF) deverá comparar o seu resultado (de acordo com a sua idade e género) com a seguinte tabela (ver figura). Se o seu resultado estiver abaixo do valor mínimo do intervalo – necessita melhorar; Se estiver dentro da Zona, mas próximo do nível inferior – BOM; Nas restantes situações é  – MUITO BOM.

Posted By António Quaresma



Help-Por uma vida sem tabaco by António Quaresma

A União Europeia estabeleceu a luta contra o tabagismo como uma das suas maiores prioridades em termos de saúde pública. “Help-Por uma vida sem tabaco” é uma das maiores iniciativas de sensibilização na área da saúde pública, jamais organizada em todo o Mundo. Tem um sítio cheio de “conselhos” (carrega aqui).  Fica um video (em italiano) para adoçar a curiosidade. 🙂

Posted By António Quaresma



Cidadania by António Quaresma
Janeiro 20, 2010, 19:19
Filed under: Cidadania

O que a criança vê a criança repete!

Seja um exemplo positivo para os seus filhos!

Posted by António Quaresma



Activitygram by António Quaresma
Janeiro 19, 2010, 15:11
Filed under: Actividade Física e Exercício, Fitnessgram

O compreende a avaliação e o aconselhamento da actividade física. Foi desenvolvido com o objectivo de reforçar a importância da aquisição de hábitos de actividade física para toda a vida. Os seus objectivos são avaliar os níveis habituais de actividade física e aconselhar o aluno, através do relatório individual (se quiseres ver um exemplo carrega aqui). O seu preenchimento é feito com base na Pirâmide de Actividades Físicas.

É um relatório de actividade física de 3 dias. Inclui todos os blocos de 30 minutos desde as 7h00 até às 23h00. O aluno é questionado acerca da actividade que realizou em cada bloco de 30 minutos, intensidade (baixa, média e elevada) e duração da mesma.

Posted by António Quaresma



Questão de ponto de vista by António Quaresma
Janeiro 15, 2010, 16:15
Filed under: Cidadania, Humor

Eu tenho razão! Fui injustiçado! A avaliação não foi justa!

Posted By António Quaresma